Fundação
Oficialmente, o CEFA foi fundado em 29 de março de 1984, com sede provisória localizada à Rua Carlos de Campos, nº 9-F, Centro, Barueri-SP. Inicialmente constituído por 25 (vinte e cinco) membros, que são os seus membros fundadores e que formou seu primeiro quadro de associados, constituindo o órgão intitulado à época de Conselho Deliberativo Vitalício. Esse órgão era responsável por eleger periodicamente a Diretoria Executiva da Instituição e decidir sobre as questões relativas ao funcionamento da casa.
Atualizações na administração
Seu Estatuto Social sofreu alterações ao longo do tempo, como forma de acompanhar as necessidades da Instituição, que se alteraram com seu crescimento, bem como, para acompanhar as atualizações da legislação brasileira, sendo que as alterações completas ocorreram em 5 de outubro de 2003, em 17 de dezembro de 2011 e a última e que se encontra em vigor, em 22 de maio de 2022.
Apesar das alterações, que são meramente formalidades administrativas, sua essência jamais sofreu alteração, que são: a natureza Espírita da Casa, a não vitaliciedade e remuneração dos cargos e funções, a isenção partidária e o caráter apolítico da entidade.
Mudança para a sede própria
A mudança da sede provisória localizada à Rua Carlos de Campos nº 9F, Centro para a sede própria da Rua São José nº 45, Vila Osmany ocorreu em 30 de agosto de 1987, sendo até hoje seu endereço.
Identidade visual
O desenho considerado como símbolo e identidade visual do CEFA foi recebido mediunicamente em 28 de janeiro de 1984, junto com uma carta que anunciava o nascimento do CEFA.
Atualmente, o quadro original se encontra extraviado.
Em 2013 as imagens do quadro original serviram de base para um desenho.
A partir dele foram elaborados uma logomarca, colorida digitalmente em 2014 e um quadro a óleo, pintado em 2015, atualmente pendurado na parede onde ficava o original.