Cursos Doutrinários


O Espiritismo

O Espiritismo foi definido por Allan Kardec como uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Essa definição se encontra na obra O que é o Espiritismo, em seu Preâmbulo. Kardec explica sua definição da seguinte forma:

“Como ciência prática, ele consiste nas relações que podemos estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele abrange todas as consequências morais que decorrerem dessas relações.”

Assim, ele resume o Espiritismo como: uma ciência que trata da natureza, da origem, do destino dos Espíritos e de suas relações com o mundo corporal”.


A Codificação Espírita

Os princípios da Doutrina Espírita se encontram nas obras publicadas por Allan Kardec chamadas de obras básicas ou também de Codificação Espírita. Tais obras foram divididas por Kardec em assuntos gerais, que podemos identificar assim:


Os cursos doutrinários

Por sua vez, o CEFA, para atender ao seu objetivo de melhoria na qualidade de vida das pessoas através de práticas saudáveis de inter-relacionamento pessoal, tendo como base os princípios da Doutrina Espírita, desenvolve diversas atividades, e entre elas, as do ensino, estudo, prática e difusão do Espiritismo. Atividades essas que são desenvolvidas pela sua Direção de Ensino.

Os cursos doutrinários desenvolvidos pela Direção de Ensino têm como objetivo a difusão dos conceitos da Doutrina Espírita, tal qual foi codificada por Allan Kardec, sob a orientação dos espíritos superiores. Para isso, todos os cursos foram desenvolvidos com base nas obras da Codificação e, de maneira complementar, nas demais obras de Allan Kardec, tais como O que é o Espiritismo, periódicos da Revista Espírita, entre outras.

Assim, os cursos doutrinários no CEFA estão distribuídos da seguinte forma:


O Livro dos Espíritos

O curso O Livro dos Espíritos possui um ciclo de 2 (dois) anos de estudo, abrangendo todo o conteúdo da obra: Introdução, Livro 1º, Livro 2º, Livro 3º, Livro 4 e Conclusão, acrescido de complementações presentes em outras obras da codificação, principalmente em A Gênese, os Milagres e as Predições, segundo o Espiritismo. Os assuntos gerais são os apresentados a seguir:


O Livro dos Médiuns

O Livro dos Médiuns está distribuído em dois anos de estudo e seus assuntos são enriquecidos com diversos desenvolvimentos em artigos publicados na Revista Espírita (periódico mensal que foi editado por Allan Kardec). Os assuntos principais são:


O céu e o inferno

A justiça divina é estudada à luz do Espiritismo na obra “O céu e o inferno”. Nesta obra, Allan Kardec apresenta um estudo comparado da doutrina religiosa católica do Século XIX com os princípios espíritas, corroborando suas argumentações com exemplos. Os estudos morais da vida após a morte realizados na presente obra são profundos e esclarecedores sobre a condição feliz ou infeliz que podemos esperar para nossas vidas. O estudo desta obra é relizado em um ano, tendo como assuntos principais:


A Gênese, os Milagres e as Predições

No curso A Gênese, os Milagres e as Predições, Allan Kardec apresenta um desenvolvimento teórico sobre as questões relacionadas à ideia da Deus, a origem do bem e do mal, a função das diversas Ciências no entendimento da origem de tudo, a revelação espírita no que concerne ao princípio espiritual, comentários sobre a gênese mosaica, segundo o Espiritismo. Um estudo sobre os milagres, fenômenos ditos maravilhosos, predições e profecias, seguidos de comentários sobre passagens evangélicas referente à milagres e predições, bem como, apresenta um trabalho de conclusão, tratando sobre como interpretar e o que esperar da nova geração ou dos novos tempos. A seguir, seus assuntos principais:


O Evangelho segundo o Espiritismo

A obra O Evangelho segundo o Espiritismo possui uma proposta de estudo de dois anos. Nesta obra, Allan Kardec reúne os ensinamentos morais do Cristo, apresenta sua concordância com os princípios espíritas e sua aplicação no dia-a-dia. A divisão dos assuntos é a própria divisão feita pelo autor divido em capítulos:


Nossa proposta

Esta é a proposta de estudo do Espiritismo que apresentamos àqueles que nos procuram. Acreditamos que, em futuro próximo, ofereceremos à sociedade pessoas esclarecidas sobre o Espiritismo, da forma que foi apresentado, uma proposta moral, visando que cada indivíduo possa contribuir, conscientemente, para sua felicidade, e em consequência, para a felicidade do próximo e de todos.

Se você se interessou pelo nosso projeto de estudo, se deseja iniciar ou dar continuidade aos seus estudos, ou, ainda, deseja maiores informações, entre em contato com a Direção de Ensino através do e-mail: ensino@cefabarueri.org.br.

Até breve!!!


Rolar para cima